O que é Pastoral da Juventude?

PASTORAL: A palavra vem de Pastor, nosso Pastor é Jesus Cristo, então fazer Pastoral é fazer o que Jesus fez. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue a Jesus. A Pastoral da Juventude é composta, organizada, desenvolvida e executada por jovens. DA: Pastoral "DA" Juventude e não "DE" Juventude. Se fosse "DE" Juventude, seriam os outros, padres, religiosos(as), adultos e leigos, trabalhando para os jovens. Mas sendo Pastoral da Juventude significa dizer que o compromisso é de toda a Juventude e não de um grupinho para ou com a Juventude. A responsabilidade de fazer é dos jovens. JUVENTUDE: Fase da vida humana, onde se tomam decisões mais importantes, que darão rumo na vida;é a plenitude dos ideais, é sonhar, criar, acreditar e realizar. Portanto PASTORAL DA JUVENTUDE é tempo de descoberta pessoal, grupal e da socie  dade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta. Já não se pode ficar só na RELEXÃO e ORAÇÃO. É necessário partir para a AÇÃO . Portanto Pastoral da Juventude é a ação dos jovens para todos os jovens. 
Qual o objetivo da Pastoral da Juventude?
Despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo, desenvolvendo com eles um processo global de formação a partir da fé, para formar líderes capacitados a atuarem na própria Pastoral da Juventude ou em outras Pastorais da Igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da mulher, bem como da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação. 
Como formar jovens líderes?
Para formá-los, o grupo precisa ser um espaço de crescimento na fé e no compromisso dos jovens, ou seja, um espaço em que os jovens cresçam e assumam um compromisso em favor da causa de Cristo. Tornar-se um jovem comprometido não é coisa que acontece de uma hora para outra. É um processo que leva vários anos. O grupo deve ser o espaço em que o jovem seja despertado a assumir o compromisso, que depois frutificará sob a forma de um engajamento na transformação da realidade, dentro (como coordenador, animador ou assessor) ou fora da PJ (em outras pastorais ou movimentos). 
Características da Pastoral da Juventude.
A Pastoral da Juventude tem algumas características que lhe são próprias: o Tenha o jovem como seu principal protagonista: "sintam os jovens que este chamado é dirigido a eles de maneira especialíssima. Recebem-no com entusiasmo e magnidade. É o próprio Senhor que os convida". Apresente aos jovens um Cristo "amigo" e "companheiro de caminho". Fomente a vivência comunitária da fé.  Assuma o jovem em sua realidade pessoal, social e cultural. Eduque para a comunhão e a participação mediante trabalho de pastoral de conjunto. Eduque o jovem para ser "fator de mudança" na sociedade. 
Qual a Missão da Pastoral da Juventude?
"AI DE MIM, SE EU NÃO EVANGELIZAR !" (1Cor 9,16) É evangelizar, mas não significa tanto falar em Jesus Cristo, mas fazer o que ele fez (testemunhar o amor , o perdão a humanidade,a alegria a adoção e a partilha).Portanto a missão da Pastoral da Juventude é ajudar o jovem a transformar-se em homens e mulheres novos, por meio de uma autêntica vivência do evangelho impulsionando o jovem para que na medida em que evangelize, ele próprio evangelize outros jovens e transforme sua realidade de acordo com os valores cristãos.
Porque participar da Pastoral da Juventude?
Para não ficarmos isolados, sempre na mesma coisa, para conhecer outras experiências e compreender a importância do intercâmbio, para descobrirmos que podemos ser mais fortes, ter acesso a mais informações, materiais, enfim, para que contribuamos para o desenvolvimento do senso crítico e a participação de maneira ativa dos diversos seguimentos da sociedade, tendo em vista uma organização com participação de todos os grupos de jovens, construindo, assim, uma "ação efetivamente organizada dos jovens para crescerem na fé e evangelizarem outros jovens". Será muito importante quando todos os nossos grupos de jovens de nossas paróquias, puderem e quiserem se reunir e trocar idéias e desenvolver atividades em todas as comunidades, sem contar o grande círculo de amizades que se formará entre os nossos grupos.
Quem faz a Pastoral da Juventude?
A responsabilidade é de todos os jovens que participam dos grupos. O grupo de jovens que não assume o processo de formação integral do jovem não pode ser considerado Pastoral da juventude
Como fazer acontecer a Pastoral da Juventude?
Por meio de auto formação , palestras, cursos, formação de grupos e trocas de experiências.
Quando e onde fazer Pastoral da Juventude?
Em todos os momentos vividos, pois a proposta da Pastoral da Juventude deve ser encarnada em nossa vida, seja na família, na escola, no trabalho, nos meios de comunicação social, na Igreja, etc. Onde há jovens é lugar de Pastoral da Juventude.

11 comentários:

roni estofados disse...

Sem delongas disse tudo .

roni estofados disse...

Sem delongas disse tudo .

Unknown disse...

Ola gostaria de conhecer mais sobre a pastoral da juventude.. teria algum contato ou whatsaap

apenas alguem que ama disse...

https://www.youtube.com/playlist?list=PLH_9gckiJRvoZYFG9X1hVq0JpbnqxQlpT
qualquer duvida whats 44 84056589

Unknown disse...

Importante lembrar que está vinculada à Igreja Católica, Apostólica, Romana e seu conteudo de ensino e trabalho deve estar dentro da doutrina da mesma. Se representa a Igreja não pode ter atitudes contraditórias. Pastoral da juventude não é um grupo ecumênico para negar os valores católicos,nem esotérico com uma mistura de crenças sem raízes.Acima de tudo deve defender a vida da juventude e com a juventude

Unknown disse...

Importante lembrar que está vinculada à Igreja Católica, Apostólica, Romana e seu conteudo de ensino e trabalho deve estar dentro da doutrina da mesma. Se representa a Igreja não pode ter atitudes contraditórias. Pastoral da juventude não é um grupo ecumênico para negar os valores católicos,nem esotérico com uma mistura de crenças sem raízes.Acima de tudo deve defender a vida da juventude e com a juventude

Unknown disse...

Para participar da PJ tem que ser crismado?

Querida Ana disse...

Isso que diz no texto só está no discurso porque na prática a PJ não pastorea nada. Se meteu com questões políticas e tornou-se um partido de esquerda.Seus encontros são vazios,cujo hino é "Dança aí Nego na gô". Suas práticas não possuem expressão eclesial alguma, comportam-se como um poder paralelo dentro da Igreja (mero salão para suas reuniões). Não vivenciam a fé, negam os dogmas da Igreja, possuem estudos bíblicos a parte com base em Rudolf Bultman,um protestante;praticam um ecumenismo equivocado onde respeitam a fé dos outros, mas não respeitam a própria. Não se curvam diante de Jesus Eucarístico pq simplesmente não acreditam Nele, ou seja, respeitam a fé dos outros menos a que dizem professar. A Pj é um organismo defasado dentro da Igreja e conta com a ignorância de muitos leigos, padres e alguns Bispos da CNBB contaminados por pensamentos Marxista da Teologia da Libertação mesmo que a Igreja condene abertamente o Comunismo. Não procurem saber da PJ por ela mesma, busquem fontes seguras, conheçam-na de verdade e não frequentem este partido político que apoia Ideologia de gênero, aborto e tudo o quanto for comunista. Eles baseiam-se em pressupostos opostos a fé Católica.

HugoPJ disse...

A unica pergunta que lhe faço e se tem noção realmente esta falando da mesma Pastoral que eu. A PASTORAL DA JUVENTUDE não só toma partido como e de responsabilidade de todos nos tomar, e não sermos alienados. A PJ nos ajuda abrir os olhos sobre o mundo e nos ajuda imaginar uma utopia, e se isso significa se impor em uma questão politica, então o faremos. Respeitamos nossas raízes acima de tudo. Falar que a PJ não tem espiritualidade ou fé. Se insistem em impor que a PJ é isso ou que a PJ é aquilo mas não sabe quem somos ou se de algum jeito lutamos para mudar pensamentos como esse acima. Mas felizmente existe comentários como este,não estamos aqui para provar nada a ninguém, entretanto é por esse tipo de perseguição que a PJ vive, então obrigada.E se um dia por ventura decidir participar de um encontro espero da Pj que seja bem vinda la,e perceba o quão linda e essa Pastoral. ABRAÇOS!! E muito AXEEE pra voce

Unknown disse...

Pastoral da juventude busca a levar os jovens a conhecer um pouco mais de Cristo falando sempre com a mesma língua do jovem

Unknown disse...

Muito bom 👏👏👏
Amei ❤

Postar um comentário

Salve Maria!

Estamos em construção...

 
Design by Alex José | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons